Ollanta Tasso: EUA e Brasil

20/11/2009


Os sete bases militares norteamericanas na Colômbia são destinadas a combater a influência do Brasil e não somente provocar uma guerra com a Venezuela, disse o líder do Partido Nacionalista do Peru, Ollanta Humala Tasso. 

Dado que os EUA, na última década, têm centrado sua atenção na Europa e na Ásia Central, o "abandono" da vigilância sobre a América Latina e a ausência de novos golpes militares permitiu o surgimento de uma nova corrente política que está firmemente apoiada pelo Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia e outros países da região, disse o político peruano.

Ele observou que a instalação de bases militares norteamericanas no país Granada é uma ferramenta para desestabilizar a região que está forçando os países vizinhos a implementar uma política de guarda de fronteira como Venezuela, Equador, Brasil e Peru fazem fronteira com a Colômbia. Ele acrescentou que o povo da América Latina quer a paz, e mostra firme oposição à instalação de bases militares E.U. e qualquer outro país da região.