Documentário: "O Petróleo Tem Que Ser Nosso"

14/10/2009



Assista o fime (clique aqui).

Talvez um dos documentários mais importantes sobre o assunto que pode mudar o destino do Brasil.
A riqueza das recém-descobertas reservas do pré-sal é estimada em trilhões, suficiente para suprir todas as necessidades do país, como educação, saúde, moradia, transporte, alimentação, infra-estrutura, etc.. Ou seja, podemos acabar com todas as doenças sociais do Brasil.

Monteiro Lobato, já dizia nos anos 30 que havia petróleo no Brasil, mesmo com a mídia e os “especialistas” norte-americanos ridicularizando essa idéia. Hoje a mídia se põe novamente como ferramenta das corporações internacionais para lucrar com o mercado, ela tem “vendido dificuldades para comprar facilidades”.
Isso já aconteceu com a Vale do Rio Doce que, depois de mais de 30 anos de pesquisas, conseguiu descobrir e mapear uma das maiores riquezas minerais do mundo. Nesse momento quando a empresa tinha gigantescas perspectivas de enriquecimento, foi vendida a preço-de-banana com a ajuda midiática.
Essa história pode se repetir com a Petrobrás, que, depois de desenvolver a melhor tecnologia de exploração do mundo nos oceanos, se vê ameaçada em ter seus poços leiloados.

"O petróleo não pode ser tratado como uma mera mercadoria, é um assunto estratégico".